Anos Dourados

Hoje logo cedinho, aproveitando o dia frio e a falta de necessidade de levantar, coloquei no DVD Anos Dourados, que ainda não tinha assistido. Quando li a lista das músicas, já entrei em estado de graça. Mas quando chegou a apresentação e o “Chico Buarque” foi substituído por “Chico e Tom”… uau!!! Agradeci a Deus não ter assistido de uma vez todos os DVDs que copiei! (A velha filosofia de “quem come e guarda come duas vezes“!)

Mas vamos aos comentários. Sim, eu continuo apaixonada por Chico, acho que esse amor é pra sempre, mas Tom… gente, nunca vi Tom como neste especial! Ele tem tooooodo o direito de ser chamado de Maestro. Basta ver como ele toca… O piano MANDA em quem está cantando, não é, como se supõe, um “acompanhamento instrumental”. e a expressão dele, quando toca? É puro prazer, eu diria que beira um orgasmo. Ele toca desejando cantar junto, e segurando a boca pra não se jogar!

E a parte “pessoal” da coisa? A amizade entre os dois… o ciúme assumido da parceria de Chico com Edu Lobo (mostrada no DVD Bastidores)… O especial foi gravado no Jardim Botânico, tinha que ser, né?… (e bateu uma saudade doida do Rio… daquela tarde de chuva que passamos lá, e depois fomos “dormir” no Planetário.)

Começa logo com “Eu te amo“, cantada com Paula Morelembaum (sabe Deus quem é essa, que a minha santa ignorância nunca ouviu falar!), excessivamente maquiada (bem anos 80), mas com uma voz de matar qualquer uma de inveja. E ainda tem Paulo Jobim e Danilo Caymmi num dueto de flautas transversais, que… ai, é de matar mesmo! E eu fico me perguntando: “Me conta, agora, como hei de partir?…

A interpretação de “Imagina” com a mesma Paula está demais, e as explicações sobre a “lua cris”, que é o eclipse da lua, e da lenda que diz que se tem que fazer barulho pra espantar o monstro que vem engolir a lua. (“quando a lua começa a murchar, lua cris, é preciso gritar, e correr, socorrer o luar…“)

Ainda tem a história de “Anos Dourados”, que foi composta para o seriado (eu assisti nas duas vezes) e a letra só conseguiu “brotar” depois da série ter sido exibida!

O making off está divino. Quem assiste isso não pode jamais dizer que “Chico é tímido”!!! E, dentre os DVDs da série, (que eu tenho toooooda) este roubou o primeiro lugar que era de Roda Viva. E é eterno enquanto dure!

Deixe um comentário

