Movimento Blog Voluntário


Adorei a idéia. (Clique no selo e vá à origem.)

Nesses quase 3 anos de blog, já me desesperei por um layout com a minha cara, e tomei ojeriza dos prontinhos do Mr. Blogger. Minha inspiração inicial foi a Faxina, mas ela não pôde ajudar, tinha ganho o lay de presente. Chorei pitangas, pedi, implorei… até que a minha dizáine (que ainda não era de direito, era só de fato) achou um tutorial qualquer por aí e meteu as caras no Photoshop e no html e me deu uma carinha nova pro blog.

Passei um tempão com a foto das minhas mãos no teclado, que eu adorava, mas depois da separação começou a ser incômodo ver as alianças. Aí a Anne me presenteou com um outro layout, doce, suave, como eu estava precisando na época.

Só que não era somente a cara do blog. Era tudo o mais. E fui aprendendo a me virar no html, e fazendo layouts pra amigos… foi uma experiência boa, e quem sabe eu teria me tornado uma grande e famosa webdesigner, se não tivesse nascido o bendito New Blogger???

Ele fez com que o html ficasse pra trás, especialmente pra quem gosta de mudar a cara do blog de uma hora pra outra. É simples assim (que nem a OI!):

Você escolhe uma imagem (foto, desenho, o que seja), edita basicamente em algum editor de imagem (pode até ser o paint mesmo), pra colocar o nome do blog dentro da imagem, e depois no painel do blog vai em “personalizar“, “layout“, “adicionar e organizar elementos da página” e clica em “editar” no “cabeçalho“.

Aí é só “carregar a imagem de seu computador“, e marcar “em vez de título e descrição“, já que você já tem o título do blog na imagem, né?.

Teoricamente é isso. Massss… na prática, às vezes a imagem passa do espaço que lhe cabe nesse latifúndio. Então é necessário reduzí-la. Eu uso o Microsof Picture Manager, que vem com o pacote Office, e deixa o processo de redimensionar a imagem bem fácil. Clica em “redimensionar proporcionalmente”, e vai na base de “tentativa e erro” (não posso ajudar mais do que isso!!!). Eu reduzo 80%, salvo, experimento… se ainda ficar grande, mais 60%, depois mais 30% de novo… sem esquecer de salvar com a porcentagem pra não esquecer depois (layout blog 80-60-30.jpg)

Às vezes continua dando errado, ou ficando meio tortinho… aí você pede ajuda pra algum engenheiro da computação, que nem o meu genrinho, que arrumou o dela num piscar de olhos, porque minha ajuda se encerra por aqui.

Espero ter sido útil, e quem sabe até domingo não arrumo mais alguma informação interessante?

E viva o Dia do Voluntariado!!!

Deixe um comentário

