Eu disse que voltava…

Foto: Mary Melgaço

Pra contar como foi a manifestação pelo Aeroporto Jorge Amado.

A concentração estava marcada para a Praça Cairú, e desde cedo podiam ser vistos grupos uniformizados de indústrias, escolas, estabelecimentos comerciais, empresas ligadas ao turismo, além de um grande grupo trajando preto (inclusive eu), todos com adesivos com o slogan:

SE O AEROPORTO FECHAR
A REGIÃO NÃO DECOLA

E OS EMPREGOS VÃO EMBORA!

A CDL e o Fórum Permanente de Defesa de Ilhéus foram realmente competentes na organização do evento. Não apenas na divulgação, mas também na criatividade irônica ao apresentar “Santos Dumont” montado num “Jegue Bis”, o pólo de informática reduzido a computadores levados em carrinhos de mão, e uma maca carregando uma aeronave, simbolizando o aeroporto agonizante.

Pacificamente, a sociedade civil organizada impediu o embarque dos passageiros dos vôos de ontem, apesar da atitude da empresa aérea que, imaginando o que aconteceria, convocou os passageiros para check in às 8h da manhã, para o vôo das 12:54h. Só que quando os passageiros chegaram lá às 8h, já encontraram manifestantes a postos, e apesar do check in feito, o embarque não aconteceu.

As autoridades presentes se pronunciaram, todos entendendo que esta é uma ação supra partidária, onde os interesses da cidade e da região são superiores aos particulares e partidários. TODOS sofreremos se persistir esta situação.

Ainda estamos esperando os resultados da manifestação. O Governador Jacques Wagner já foi a Brasília e conseguiu o adiamento da medida da ANAC até o dia 16, o que não resolve, mas já demonstra que existe chance do moribundo aeroporto ressuscitar plenamente.

O Deputado Federal Raymundo Veloso convocou a bancada da Bahia para fazer alguma coisa, mas eu só fico me perguntando quais são os interesses excusos por trás dessa situação ridícula, que quer forçar o “fechamento branco” de um aeroporto regional, onde em 40 anos de existência não foi registrado um só acidente. Muito diferente do de Congonhas, que EXATAMENTE HOJE foi palco de MAIS UM ACIDENTE.

(As fotos nos links são minhas)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s