Meu olhar sobre mim

Meu olhar sobre mim“. Este poderia ser o título da exposição fotográfica que eu faria. Com todas as fotos saídas do Projeto 365 dias, que comecei no dia 25 de janeiro de 2008 e expliquei aqui o que seria. Se seria sucesso de público e crítica? Não faço idéia. Mas eu, que nunca me considerei narcisista mas tenho como lema que modéstia não é a principal virtude de uma mulher, teria plena coragem de realizar. Se eu gostei? Não, não gostei. ADOREI. Adorei a experiência, adorei o resultado.

Sinceramente duvidei que chegasse ao fim. E de fato ainda não cheguei, estou no dia 361, mas com a língua coçando pra falar sobre ele desde que vi o post da Ciça sobre a finalização do projeto dela. Foram poucos dias de diferença entre nós, mas uma imensa diferença no estilo (e qualidade) das fotos. A égua fotografou com uma câmera poderosa que não encontrei agora o post pra linkar, depois comprou duas lentes que, ufa, me deram um calor, só de pensar em experimentar uns brinquedinhos desses. E também ela utilizou bastante o disparador automático e tripé, coisa que só fiz umas 3 ou 4 vezes, se tanto.

É interessante como muitas vezes as fotos dela me inspiravam, me faziam desejar fazer algo semelhante… mas simplesmente não rendia, eu não conseguia fazer nada nem aproximado do estilo dela. Melhor assim, fui eu mesma na frente e atrás da(s) câmera(s) por um ano quase inteirinho. Eu digo quase, porque ainda faltam 4 dias para terminar de fato, e também porque falhei algumas vezes. Alguns dias eu simplesmente esqueci, outros eu tava muito down pra pegar a câmera e fotografar e em outros eu estava sem câmera (entre o desaparecimento da minha Sony e a chegada da Nikon).

Tudo bem, falhei alguns dias, mas em compensação, em outros fiz mais de uma foto e fiquei sem conseguir escolher a melhor para colocar on line. É que soa como um desprezo à foto preterida… e fotos são como filhos, você faz, quer que os outros admirem, e não dá pra escolher entre um e outro. Mas como em 361 dias (até aqui) fiz 454 fotos que podem ser vistas no meu álbum no picasa, considero o projeto um sucesso pessoal. Nem sei como vai ser parar de fazer esses auto-retratos. [Dá vontade de continuar fazendo Mais 365 dias, quem sabe???]

Estou olhando mil vezes as fotos, para sentir por onde vagou meu olhar sobre mim nesses 365 dias: Fotos basiquinhas, onde só apontei a câmera para o rosto e cliquei; pernas e pés; mãos; outras partes do corpo; big closes; na praia; em outras cidades; fotos acompanhadas de outra pessoa; com Namorado; fotos editadas digitalmente (outra diferença da Ciça: ela trabalhou bastante quase todas as fotos, tanto que as que saíram direto da câmera para o projeto, estão categorizadas – SOOC – e eu fiz exatamente o contrário)…

Num primeiro olhar (mentira, quantas 1488 vezes eu já olhei para elas?) já deu pra perceber que as mãos foram as campeãs, quase 100 fotos foram delas. Em geral segurando alguma coisa, poucas das mãos simplesmente, como essa daqui. Em raríssimas estou triste ou aparentando tristeza. Presentes nas fotos estão: livros, celular, computador e seus periféricos, comida… Na verdade ao ver isso, percebo que é como se eu não me bastasse, precisasse de algo mais para compor a foto. Sim, e qual o problema? Quem se basta já deve estar morto. Eu vivo, e vivo intensamente, cada um dos 365 dias de cada ano, e vivo assim: Rodeada de pessoas, livros e tecnologia. E com o olho na câmera fotográfica.

Eu queria colocar algumas fotos aqui, mas é aquilo que já falei antes: Se colocar alguma para ilustrar o post, as outras ficarão enciumadas… Mas quem sabe não faço mesmo a tal exposição Meu olhar sobre mim? Alguém se habilita a financiar???

UPDATE: A Intense me deu o toque: Existe o projeto 52 Weeks, que consiste em um auto-retrato por semana durante um ano. Acho que esse daria pra ser mais elaborado, usando o tripé e todos os balangandans que se pode usar… hummm… estou seriamente tentada!!!

Sim, e tem também o 100 Strangers, mas que se eu for fazer não vai ser seguindo as mesmas regras. Já pensei também num “Nós dois todo dia”… mas ainda tenho pelo menos 4 dias pra me resolver.

Deixe um comentário

