"Tudo tem seu tempo…" – Com Update

"Tudo tem seu tempo, já dizia o sábio Salomão. E quando a gente não faz as coisas no tempo certo, sofre as consequências. Talvez um dia eu conte em detalhes o que estamos, como família, vivendo neste momento. Mas mesmo sem entrar em detalhes, preciso contar um pouco, ainda que seja só pra desabafar.

Há alguns dias recebemos o resultado dos exames de minha mãe, que revelaram que os pólipos no útero eram malignos, o que determinava uma cirurgia de retirada do útero e ovários imediatamente. O Doutor Cirurgião é muito experiente em cirurgias deste tipo e sobretudo sabe lidar bem com os clientes, foi paciente e respondeu a todas as questões formuladas, na consulta que aconteceu perto das 22h de ontem (ela foi "encaixada" como extra).

A cirurgia foi agendada para a próxima quinta-feira, dia 22 de outubro. Na quarta eu saio daqui, e volto quando der pra voltarO plano de saúde não é aceito no hospital onde a cirurgia estava agendada. Com a troca de hospital, a data vai ser marcada amanhã, 18/10. Viajo na véspera, pra poder ficar mais tempo no pós operatório. Até lá, tenho 1488 coisas pra fazer, a listinha to do está ainda maior, parece que só cresce, não diminui nunca… e cadê cabeça para tudo que é necessário?

Para quem tem a segurança da fé, a certeza da direção de Deus na vida, as coisas ficam mais fáceis. Mas isso não quer dizer que fiquem fáceis e pronto. Não está nada, nada fácil. Para ela, para meu pai, para mim, para meus tios e primas que estão dando TODA assistência lá em Salvador, para a família e amigos que, de longe, acompanham em oração… para nenhum de nós está sendo fácil. E a nossa família (a materna) tem levado uma paulada atrás da outra… no momento são dois, minha mãe e tio Leandro, os carentes de cuidados específicos. Mas vários outros estão também abalados de uma forma ou de outra, em sua saúde.

Anteontem, enquanto esperava o sinal abrir, uma das minhas primas emparelhou o carro ao lado do meu [coisas de cidade pequena!], e, já rindo, perguntou: "E aí, como é que você tá?" Eu, rindo também, respondi: "Um bagaço!" E ela: "Tá todo mundo!"  e completou: "daqui a pouco é a nossa geração que ‘chega lá’…" E é mesmo. Mas enquanto não chegamos lá, temos de cuidar de quem já chegou. E com bom humor!

Tem momentos que penso que não vou aguentar… hoje, logo depois que falei com ela ao telefone, pela manhã, caí no choro sozinha, em casa. E vi o quanto estou fragilizada com tudo isso. Aproveitei o instante de lucidez e fui ao meu endocrinologista, dizer que estou me sentindo constantemente exausta, uma sensação de cansaço que nunca passa, e pedir socorro, pois preciso estar bem pra poder ajudar Mamis a passar por esta fase difícil.

Ele pediu exames de dosagens hormonais que vou fazer amanhã, mas que não vão ficar prontos antes que eu viaje. Mas já orientou o laboratório para mandar o resultado direto para ele, e depois nos falamos por telefone. Olha, eu me espantei com a reação dele quando contei a situação. Sei que médicos são, em geral, frios, porque convivem com esse tipo de circunstância diariamente. Mas eu vi o Dr. Endócrino ficar triste, se abater mesmo, quando falei de minha mãe, que também é paciente dele. Gostei de sentir a solidariedade dele, no olhar, nas palavras, no abraço… E o pastor, quando dei a notícia, resolveu ir a Salvador imediatamente. Quando cheguei no trabalho e a conexão se restabeleceu, tinha um e-mail da filha dele, dizendo: "Painho já foi pra Salvador."

Sei que Mamis vai ficar feliz com a visita do Pastor, isso vai ser muito bom pra ela. Sim, ela ficou! Se emocionou… E eu avisei antes, pra ela não enfartar quando abrisse a porta e desse de cara com o pastor.

Bom, estou caindo de sono, Marido já foi dormir, e amanhã o dia vai ser cheio. Segunda e Terça tem Seminário de Ciências Sociais, vou ter que terminar de preparar minha oficina de Fotografia em Pesquisa Social, e ainda atuar de Secretária. Só de pensar fico ainda mais exausta. Queria tomar uma latinha de espinafre, para ficar forte que nem o Popeye!

Boa noite, galera. E boa sorte. A nós todos.

Deixe um comentário

