A real do twitter na real – eu acho.

No post anterior, que, pra variar, planejei de um jeito e saiu de outro, recebi um comentário que me deixou desconcertada:

É…me decepcionei. Pensei que ía encontrar uma aula de twiter, uma vez que sou novata neste tipo de coisa.
" Nem tão informativo assim…"
Concordo.
Tenho mil dúvidas sobre esta ferramenta, mas não quero pesquisar.
Tou com preguiça.
Se te encontrar pergunto pessoalmente.
Bjs

Rejane

O jeito que tive, foi mandar um e-mail com as minhas impressões e alguma informação de fato sobre o twitter, para ela, que, apesar de ser uma pessoa altamente ocupada, acha tempo de ler meu blog e ainda comentar. Depois do e-mail pronto, achei que devia publicá-lo aqui, pois outras pessoas poderiam estar pensando da mesma forma, e necessitando das mesmas “informações”. Assim… segue o e-mail enviado. Que já souber tudo e não se interessar, ignore, na boa.

 

Rejane:

Depois do seu comentário, fiquei MESMO muito sem graça, porque vi  que o post não tinha NADA de informação para iniciantes. Desculpe-me, mais uma vez. Vou tentar me redimir.

Quando conheci o twitter, em 2007, foi-me apresentado um "microblog", onde eu poderia escrever "o que eu quisesse" em 140 caracteres. Por que 140 caracteres? – Porque é o tamanho padrão de um SMS – torpedo de celular. Então, em tese, seriam torpedos que eu mandaria "para o éter", ou seja, para todo mundo – e ao mesmo tempo, para ninguém [em especial].

Achei uma porcaria, mesmo porque, que graça tinha responder "O que eu estou fazendo" (era a pergunta de apresentação, na tela inicial) pra todo mundo e ninguém? Então vem a história dos "seguidores".  Ah, alguém me segue, e eu sigo alguém, não necessariamente um retorno, uma troca de "seguição". Eu sigo quem eu quiser, e quem quiser me segue, mas eu tenho a opção de bloquear quem quer me seguir e eu acho que não vale à pena. (Aparecem muitos, muitos desconhecidos, com fotos pornográficas… é só vc ir na sua página de seguidores (followers) e do lado do nome das criaturas tem três botões, o último, que tem um solzinho (actions), tem uma seta do lado, e abre um menu onde vc pode escolher se segue, se  responde, se manda Direct Message ou se BLOQUEIA – é o que eu faço com todo tipo que não tem nada a ver comigo.) Alguns que eu não conheço, mas me seguem, eu até deixo, porque afinal de contas, eu também sigo pessoas que não conheço… e elas não me bloqueiam.

Captura de tela inteira 17122009 084830.bmp

Bem, mas a grande questão é: Quem seguir, e por que? Aos meus olhos, isso é muito variável:

  1. Eu sigo amigos, só para ter mais contato, mas às vezes o amigo resolve fazer o twitter de msn, se é comigo, eu sugiro conversarmos por outras vias. Se é com outros, eu canso e dou "unfollow", que significa tranquilamente parar de receber as twitadas dele.
  2. Sigo canais de informação, tipo @jornalhoje @IDGnow, coisas assim, por motivos óbvios.
  3. Sigo blogueiros que eu normalmente leio no blog e gosto do estilo, mesmo que não conheça pessoalmente (@alexcastro, @Alessandro_M, @inagaki, @seupimenta, @bemlegaus,  @fadiron
  4. Sigo lojas virtuais, e canais onde eu possa saber de promoções variadas: @saraivaonline, @decolar, @maiscultura, @cialetras, @canecaria
  5. Sigo "pensadores" famosos ou não, que dizem coisas interessantes, não necessariamente sobre a própria vida, mas sobre A VIDA: @ColunaFantasma, @millorfernandes, @rosana (também expert em internet e no próprio twitter)
  6. Sigo humoristas ou famosos que são engraçadinhos @marcelotas, @realwbonner, @huckluciano
  7. Sigo pessoas com quem tenho um relacionamento temporário, temporariamente. Dou unfollow sem pena. E não ligo se derem em mim, entendo perfeitamente.

Outra questão: O que escrever no twitter?  Agora a pergunta de apresentação é “O que está acontecendo?”, para sugerir que não necessariamente o que você está fazendo é o que interessa, mas o que está acontecendo à sua volta. Bem, um dos links que coloquei no blog é interessante, pois é o que os managers do twitter podem considerar SPAM.  Mas na verdade, EU acho que a gente precisa ter muito cuidado com o que escreve, especialmente quem é EMPREGADO, e fala coisas inconvenientes sobre a empresa ou o trabalho, quem é casado/comprometido e fala besteira sobre o relacionamento, essas coisas. Mas na verdade, o forte do twitter é a indicação de links interessantes, de informações em tempo real (sobre o trânsito, o tempo, acidentes, notícias mesmo), já que se pode twittar pelo celular! 

Sim, isso eu TINHA que ter dito no post: Tem um site, o http://sms.blog.br onde vc se cadastra, e depois manda torpedo para o número deles e aparece no seu twitter, assim você pode twittar de onde estiver, simples e barato, só paga o preço do SMS. [Dica da Intense]

Sim, outra coisa legal é que se pode enviar fotos! Tem o twitpic ou o twitphotos, mas no firefox já permite o envio de fotos direto, tem um botãozinho "post fotos".

Ah, capítulo da DM – Direct Message. É quase um e-mail, pois vc manda DM e só o destinatário recebe. Eu quase não uso, pois qdo preciso mandar algo pessoal mando e-mail mesmo, sem a restrição dos 140 caracteres.

Tem gente que fica conectado no twitter o dia inteiro, via twitterfox (extensão para o firefox) ou tweetdeck (programinha que roda direto no computador, sem ter que abrir a página, e ainda dá uma cantadinha de passarinho quando chega tweet novo). Então, às vezes o twitter serve também para avisar que em mandei e-mail e estou esperando uma resposta da criatura. Além disso, serve para avisar que tem post novo no blog, isso feito pelo tweetfeed, que fica automático. Às vezes demora um pouquinho, mas ele solta um tweet quando eu publico no blog.

Bom, acho que agora informei mais um pouquinho, né?

Beijooo
Bel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s