Promessas Matrimoniais

Martha Medeiros

“Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre: “Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?” Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

– Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
– Promete saber ser amiga e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
– Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
– Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
– Promete se deixar conhecer?
– Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
– Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
– Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
– Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
– Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.”

Recebi esse texto via e-mail, da Karina Cabral, em resposta ao convite de casamento que mandei pra ela, no finalzinho de janeiro. Achei tão lindo e tão apropriado, que escolhi fazer dele o post do dia do nosso casamento.

[Mas não pensem que sou como o Júnior LucasLima,  (thanks, Tâmara) que blogou na lua-de-mel, não. Estou deixando agendado exatamente um mês antes! (risos)]

Espero que a essa altura esteja tudo pronto [o que é que se apronta para casamento no fórum, hein?], que os amigos que vêm de fora já estejam chegando ou já tenham chegado, que esteja fazendo um lindo dia de sol e que a felicidade de hoje seja pequena diante de toda felicidade que nos espera pelo resto da vida.

Espero dar um jeito de transmitir algo via webstream, como prometi aos amigos blogueiros que estão longe. Se der… dará. 😉 Aguardem e confiem.

23-01-2010 039 “Amor, aqui tá fundo… promete me salvar, se eu me afogar?”

Anúncios

  1. Desejo tudo de bom, muito amor e paciência, paciência, paciência e paciência!

    “Junior Lima”?!?! Acho que foi o Lucas Lima, marido da Sandy & Jr! kkkkkkk
    Tomara que dê tudo certo, espero o link do stream… 😛

  2. Bel,

    Acho q esta mudança no sermão, acompanhada da mudança de atitude dos casais em seus relacionamentos faria com que a vida a dois fosse infinitamente melhor e feliz, assim como deve ser.

    Felicidades mil, tudo de bom e que esta felicidade seja eterna enquanto dure.

    Bjos

  3. Beeeeeeeeeeeel linda! Adorei falar contigo hoje mesmo sabendo que você está a mil por hora ou por minuto? ahahahahah!

    Que este teu dia seja muito feliz. E concordo com o novo sermao acompanhado de mudanca de vida, senao vai continuar só no sermao mesmo.

    Linda, linda a nova versao, comece entao a enviar para os padres e pastores, ahahahahaha!

    Beijao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s