É por isso que dá certo…

Marido escreveu um post no Blog da Consultic sobre Rui Rocha. E intitulou “Para conhecer imageRui Rocha”. Ele “conhece” Rui en passant, Ilhéus é uma cidade relativamente pequena, Rui tem projeção regional… e eles cantaram juntos no Coral Vitória Encantos. Mas eu conheço Rui faz tempo.  Conheço Rui dentro de casa, lembro de quando ele e Faura compraram o sítio em Serra Grande e a “casinha de boneca” era nosso pouso durante os finais de semana de trabalho em Serra. Vi Luana nascer e fui com outras duas Anas comprar TODO o enxoval, já que os pais desligados foram pra o Hospital Manoel Novaes esperar a princesinha sem uma roupinha pra  vestir. Foi na casa de Rui e Faura que comi rúcula pela primeira vez, e eles eram piada interna em nossa casa, quando comíamos “porcaria” e falávamos: “já pensou, tio Rui e tia Faura comendo isso?” Porque eles sempre foram “naturebas”. Na época, eu nem me tocava ou sabia o que significava a palavra “AMBIENTALISTA”. Foi Rui quem me mostrou essa maneira de ver a vida, de pensar na natureza como algo a ser preservado, cuidado e resguardado de quem pudesse atrapalhar sua continuidade pacífica.

Pois então, quando o Projeto Porto Sul (procurem no Pai Google, se não souberem o que é, tô com preguiça agora) começou a ser notícia, eu trabalhava como produtora na Rádio Santa Cruz, e levei Rui para uma entrevista no Alerta Geral. Foi o estopim pra a coisa toda. A entrevista chamou a atenção do povo, assim como das empresas/ONGs/demais interessados. E Rui começou a ser alvo de calúnias, fofocas e intrigas.

Chegaram a dizer que ele só era contra o Porto Sul  porque tinha “terras” em Serra Grande. (E eu me declarei contra logo no começo da discussão, sem ter nada…), que ele ganhou dinheiro do Trade Turístico para ser testa-de-ferro contra a BAMIN… ah, disseram um monte de coisa.  E eu só sabia responder: “Eu conheço Rui, ele não é assim…”

Até que Marido encontrou, por acaso, a entrevista no Museu da Pessoa, que Rui deu em 2005, antes do infame Porto Sul ser pensado. E, lendo, ele descobriu Rui. E pediu permissão pra divulgar a entrevista, que Rui nem lembrava mais que havia dado. Permissão concedida, post escrito. E eu, feliz,  de ouvir Marido dizer: “quem fala assim é porque sente, não é por interesse financeiro, ou qualquer outro motivo, não…”

E assim, Marido é a favor do Porto Sul, com condicionantes ambientais, eu continuo contra, mas sabendo que vai acontecer, também vou batalhar pelas tais condicionantes… e aqui em casa, tudo fica em paz.

Vão lá no Blog da Consultic ler e voltem aqui pra me dizer alguma coisa.

  1. Bom Dia, querida! Vou lá ler e conhecer a história do Rui. Triste isso de calúnia! É por isso que cada vez mais o ditado “prego que se destaca é o que mais leva martelada” fica cada vez mais real.
    Beijos

  2. Eu escrevi praticamente um livro aqui nos comentários, mas acabei fechando a janela sem querer…
    Então, só queria dizer que sou totalmente a favor do Porto Sul, claro que com observações ambientais, mas vejo como a GRANDE oportunidade econômica depois do fim do cacau.
    Mas tenho medo de que nem isso aconteça, pois já estamos ouvindo boatos de Plano B em Belmonte e enquanto não ver a obra começando eu não acredito.
    E dia desses, estávamos conversando sobre a “vontade de muitos sobrepor o vontade de poucos”, e sinceramente neste caso não consigo ver qual é a vontade de muitos.
    Enfim, que venha o Porto Sul.

  3. Menina, eu lembro desse menino…ELe era la do Coral, ne? Um dia desses toquei no casamento da filha de um pastor aqui, e eles estavam la..So q eu acho q eles n se “alembram” mais de mim!

    O negocio é o seguinte: Qdo tu põe o link no “tuiti” do wordpress, é mais facil vir aqui e comentar. Mas quando é do blogspot, dá uma preguiiiiça, sabe? abrir outro link, coisa de baiano, bichiiiiinho!

    brincadeira, pura sem-vergonhice de “ambas nós duas”!

    Bjs

  4. Kadija,
    nao lembro do casamento, mas lembro de vc.

    Anabel, vc é um amor, por tudo o que é – o carinho com a gente, com Luana, no primeiro dia de vida.

    Esta entrevista é longa demais, mas explica um pouco da nossa vida por aqui. Que bom ter pessoas que valorizam as histórias sinceras, que acreditam em seres humanos. Vcs são assim. Agradece a Mascarenhas pelo cuidado dele. Show.

    Rui

Deixe um comentário

