Mulher de fases

“Complicada e perfeitinha…”

Sou eu. Cheia de altos e baixos, sonhadora e pé-no-chão, tudo pra mim é definitivo… mas como disse Vinícius, “eterno enquanto dure”.

Como toda mulher, regida pelos hormônios e, eu creio, que também pelas fases da lua.

Eu olho pra lua e sei exatamente como ela mexe comigo. A princípio, era somente nos cabelos: Cortar ou depilar, faz muita diferença se é no quarto crescente ou minguante, na lua nova ou cheia. Depois, passei a perceber outras influências. Eu mínguo junto com a lua, me escondo, murcho… renasço com a lua nova, me revigoro no quarto crescente e fico plena na lua cheia. Quando as águas caem do céu, na mudança de lua, eu me sinto diluir nelas. E quando estava “pra parir”, eu sabia exatamente em que dia seria, independente da ultrassonografia dizer a data provável do parto, eu sabia que seria na virada da lua. Mesmo sendo cesárea.

Em abril de 2007 escrevi isso sobre a lua e eu:

Sei que é clichê dizer que a mulher tem fases como a lua, mas não encontrei algo que caiba mais a ser dito agora. “Fases de andar escondida… fases de vir para a rua” (Cecília Meirelles) E o pior é que nem a lua nem as mulheres governam suas fases. E já que não podem negá-las, choram pelas nuvens que façam às vezes de cortina, e lhes escondam, ainda que estejam belíssimas. Se as minhas fases regulam com as da lua? Não sei. Se duram como as dela? Também não faço idéia. Mas são semelhantes, sim.

Cheia, plena (plenilunio, como se diz en español), resplandecente e próxima do mar, dos olhares e dos homens. Pronta para se mostrar, cônscia do que é, e do que pode oferecer.

Quando cansa de tudo isso (ou se desgasta, sei lá…) ela míngua. Se esconde, deixando aparecer só um fiozinho de claridade refletida do sol que teima em tocá-la… virada pra esquerda, o hemisfério dos sentimentos e da criatividade. É nessa hora de pseudo-tristeza que ela produz muito. Que chora, mas suas lágrimas são como diamantes, puras e caras.

Mas não fica assim pra sempre. Se renova. Cresce, meio que disforme, absorvendo uma luz indireta, e se mostrando bela, apesar de não completa. Repensa as decisões, toma novas e se abre pra receber novas propostas… que a tornarão…

Crescente. Virada agora pra direita, racional e pensante, diz ao sol o que é exatamente que pode ser mostrado. O que vale à pena, o que deve ser descartado, e nesse crescimento, se prepara para ser plena novamente. (“Mente quem diz que a lua é velha…“)

Pois então, estamos no quarto crescente. E eu cheia de planos, inventando moda, querendo crescer, ao infinito e além! Nossa Caminhada Fotográfica vai acontecer no final desse período, e bem na Lua Cheia nossas fotos vão estar enchendo o Grupo do Flickr e o Deixo Ver.

28-03-2010 (15)“final” do Quarto Crescente de maio/2010 (dia 28), vista da baía do Pontal

Para quem quiser conferir, e planejar seus eventos pessoais e sociais, segue o Calendário Lunar de 2010. (Peguei aqui).

Janeiro

Dia 07 – Quarto Minguante
Dia 15 – Lua Nova
Dia 23 – Quarto Crescente
Dia 30 – Lua Cheia

Maio

Dia 06 – Quarto Minguante
Dia 14 – Lua Nova
Dia 20 – Quarto Crescente
Dia 27 – Lua Cheia

Setembro

Dia 01 – Quarto Minguante
Dia 08 – Lua Nova
Dia 15 – Quarto Crescente
Dia 23 – Lua Cheia

Fevereiro

Dia 05 – Quarto Minguante
Dia 14 – Lua Nova
Dia 22 – Quarto Crescente
Dia 28 – Lua Cheia

Junho

Dia 04 – Quarto Minguante
Dia 12 – Lua Nova
Dia 19 – Quarto Crescente
Dia 26 – Lua Cheia

Outubro

Dia 01 – Quarto Minguante
Dia 07 – Lua Nova
Dia 14 – Quarto Crescente
Dia 23 – Lua Cheia
Dia 30 – Quarto Minguante

Março

Dia 07 – Quarto Minguante
Dia 15 – Lua Nova
Dia 23 – Quarto Crescente
Dia 30 – Lua Cheia

Julho

Dia 04 – Quarto Minguante
Dia 11 – Lua Nova
Dia 18 – Quarto Crescente
Dia 26 – Lua Cheia

Novembro

Dia 06 – Lua Nova
Dia 13 – Quarto Crescente
Dia 21 – Lua Cheia
Dia 28 – Quarto Minguante

Abril

Dia 06 – Quarto Minguante
Dia 14 – Lua Nova
Dia 21 – Quarto Crescente
Dia 28 – Lua Cheia

Agosto

Dia 03 – Quarto Minguante
Dia 10 – Lua Nova
Dia 16 – Quarto Crescente
Dia 24 – Lua Cheia

Dezembro

Dia 05 – Lua Nova
Dia 13 – Quarto Crescente
Dia 21 – Lua Cheia
Dia 28 – Quarto Minguante

Deixe um comentário

