The Day After

Confesso: Fiquei triste, frustrada, decepcionada. Esperava MESMO um milagre, o milagre da conscientização e que o 2º turno das eleições fosse entre Dilma e Marina. Infelizmente não deu, não conseguimos. E não sou tão Pollyanna pra achar que “Marina foi a grande vitoriosa dessas eleições”. Vitoriosa seria se fosse ao 2º turno, não foi, pronto.

Daí a ser forçada a ouvir o oposto, que os votos em Marina “só serviram para levar Serra ao 2º turno” é outro absurdo. Quem votou em Marina votou porque quis, porque queria e cria numa outra opção que não fosse PT ou PSDB. Li durante esses últimos dias uma quantidade imensa de posts que tendiam prum lado ou outro, mas nenhum de eleitores de Marina.

Por que nos calamos? Por que não nos posicionamos? Respondo por mim: Porque nos entristecemos, porque nos frustramos, porque não sabemos o que fazer, já que agora teremos que votar em uma ou em outro, e isso não é o que queremos.

Mas depois de um post que não quero nem linkar pra não dar ibope, me senti no direito (ou no dever, sei lá) de vir aqui e dizer que o resultado das eleições de domingo me jogou literalmente na cama, na segunda. Dormi quase o dia inteiro, sem ânimo pra nada, e as notícias na TV e na net me deixavam ainda mais down.

Não me arrependo de meu voto, me arrependo talvez de não ter feito uma campanha mais explícita, de ter conversado mais sobre o assunto com os que me cercam. Se bem que a maioria dos meus amigos “esverdearam”, até meu filhote que disse que ia votar em Dilma me surpreendeu dizendo que votou em Marina.

Agora, segundo Dinah, Marina precisa de uma capa de chuva, de tanto que vão babar em cima dela, “a grande vencedora”. Sei.  Ela que se cuide, que abra bem os olhos, e que seja coerente e não se junte a nenhum dos dois, se vendendo por cargos ou ministérios.

Recebi logo cedinho na segunda-feira um e-mail do Movimento Marina, perguntando:

Que posição você sugere que Marina tenha no segundo turno?

E respondi com um texto do prof. Maurício Abdalla, “Marina… você se pintou?”, que recebi via e-mail, do qual transcrevo um trecho:

 

Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.

Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.

“Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.

Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.

E completei: Se Marina se aliar a Dilma ou a Serra… ela perde todo o meu respeito. Meu e de todos os brasileiros que, ao depositarem sua confiança nela, através dos 20 milhões de votos, dizem: “Não queremos Serra nem Dilma. Queremos Marina. Ainda que não seja pra já, mas ELA é o que queremos”.

E, já que declarei o meu voto no primeiro turno, declaro de novo: Vou anular. Nem ele, nem ela. #prontofalei.

 

_________

Ah, quem pensar diferente tem TODO O DIREITO. Acho que não ofendi ninguém com meu pronunciamento. MAs não vou permitir, nos comentários, ofensas a quem quer que seja. #prontofaleidenovo.

Anúncios

  1. Olha, eu votei na Marina! Votei porque não tenho tanta confiança na Dilma e o Serra não é opção para mim!
    Também li muita merda, porque esse é o nome, principalmente dos eleitores de Dilma, coisas que você já descreveu aqui, e piores, e olha fiquei com náuseas!
    Algumas pessoas simplesmente estão alienadas!
    Ora bolas, Marina não era ideal, Dilma não é ideal, Serra, bom não vamos comentar… ninguém é perfeito, ninguém é unanimidade! Nem Lula é! Nem Jesus foi!
    As pessoas perderam o respeito pela opinião alheia! Perderam o respeito pelas pessoas ao redor!
    “Seu voto em Marina colocou Serra no 2º turno!” – É de lascar, se eu quisesse Serra no 2º turno, votava em Serra! A lógica é simples! E que mais me magoa é ouvir isso tudo de gente, teoricamente, esclarecida!
    Respeito é bom e todo mundo gosta!
    E se o Serra ganhar, todo mundo tem que aceitar, alias, não é a festa da democracia? Não foi a vontade da maioria? Então senta e chora!
    Se a maioria quiser Dilma, assim será! Senão, vamos ter que engolir! Paciência!
    E outra coisa, a Marina vai perder meu respeito se apoiar qualquer um dos dois. Se ela ainda quiser ser presidente, tem que cair fora dessa sinuca de bico!
    Mas digamos que ela apoie um ou outro, quem vai decidir em quem vou votar sou eu, não a Marina! Eu tenho cérebro para pensar, caramba!
    P.S. Isso foi mais um desabafo do que um comentário! Li muita merda ontem e fiquei entalada! Nem sei se tudo está fazendo sentido, estou cansada, de TPM e outras coisas mais!

  2. Eu queria ao menos ter compartilhado da sua esperança antes do dia 3. Mas confesso que nem esperei. Continuo interessado no tal milagre, mas tb não posso prometer esperar nada para a próxima eleição. Em vez disso, inspirado pelo que vc disse, talvez eu tire minha bunda do sofá e faça algo nos próximos 4 anos para que a mudança aconteça….

  3. Ai, Bel! Acho que você já sabe mais ou menos minha opinião, né? Eu votei na Marina meio que por pressão, mas analisando melhor, hoje, eu percebo que ou era ela ou eu votaria nulo. Marina era a opção mais coerente, mais verdadeira e mais humana de todas ali. Arnaldo Jabor (nem gosto muito dele) disse que essa semana que Marina encantou muito porque além de ser VERDE era do grupo da VERDADE.

    Devo dizer que no segundo turno estou muito confusa. Pensei em votar nulo, depois pensei em votar em Dilma (por minha mãe, que estará viajando), mas em Serra jamais. No final, acho que votarei em Dilma. Não porque eu goste dela ou acredite que ela seja o melhor pro Brasil, mas porque tenho plena certeza que Serra é o pior pro país. É atraso, é regresso e privatização até dizer chega. Claro que fico com o pé atrás por votar num partido que apoia um espancador de mulher e que elegeu uma senadora que fez comentários negativos sobre a sexualidade do seu concorrente nas eleições para prefeito de SP.

    Porém, é o que temos pra hoje.

    Beijo =**

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s