Antes e Depois

Dessa vez fui eu a personagem da “transformação”. Me inscrevi num curso de auto-maquiagem, na loja/salão Belleza Pura, no Shopping Itart, aqui em Ilhéus. [Super recomendo!]. Sabe aquelas coisas absolutamente não planejadas, que simplesmente acontecem? Foi assim. Ouvi uma propaganda num carro de som, aproveitei que estava passando ali por perto, fui me informar… já saí com o curso pago, e agendado para o dia seguinte.

Só digo uma coisa: A-DO-REI!!! Eu, a não-vaidosa, a cara-lavada, a completamente alheia à feira das vaidades… saí de lá com um kit completo de maquiagem, incluindo coleção de pincéis (será que saberei pra que serve cada um???), corretivo, base, pó compacto, pó bronzante (eu nem imaginava que existia), blush, duo de sombras, lápis de olho e corretivo para sobrancelhas. Só não comprei batons porque não precisava. E deixei o delineador de lábios, porque não fez muito meu tipo.

Pra quem duvidou, ó aí a prova:

Curso de Automaquiagem 2011-01-25 Fotos da Profa. Jurema Araújo, sem qualquer retoque no Photoshop.

 

E detalhes do rosto, fotos minhas, olhando no espelho para o visor da câmera.

Curso de Automaquiagem 019 Curso de Automaquiagem 020

Curso de Automaquiagem 022 Curso de Automaquiagem 023 Curso de Automaquiagem 024 Curso de Automaquiagem 025Curso de Automaquiagem 017

Ah, preciso dizer: depois que tomei banho e tirei a maquiagem, Marido ficou o tempo todo dizendo que não queria a “branquelinha”, não, queria a “outra”… hehehehe

 

Pronto este foi o post-factual. Agora vamos às reflexões a que ele leva.

Auto-estima (com ou sem hífen?) é essencial na vida de qualquer pessoa. E não venham me dizer que o que importa é a beleza interior, etc, etc, etc, bla bla bla whiskas sachet. Todo mundo quer se sentir bonito, mulher ou homem, embora as cobranças sejam muito mais às mulheres, que precisam cuidar dos cabelos – cortar, tingir, pentear, alisar, cachear…- unhas, depilação, e, la crème de la crème, ser MAGRAS! Um homem com uma barriguinha proeminente passa batido, mas vá uma mulher vestir um biquine com gordurinhas sobrando, pra ver o tanto de olhares atravessados que receberá.

Mas uma coisa que percebi enquanto andava pelo calçadão, para encontrar Marido, toda maquiada, mesmo sem estar exageradamente maquiada, num final de tarde de uma terça-feira, foi que muitos olhares se voltaram para mim, digo de homens, que, passariam sem nem me perceber, dessa vez havia aquele olhar mais interessado, sabem como?

Sei que estava me sentindo “poderosa”.  Completamente diferente de quando cheguei para o curso, insegura, achando que não iria conseguir… olhe de novo as fotos do antes e depois… e sinta , no olhar, na postura, a diferença entre meus dois momentos.

Curso de Automaquiagem 2011-01-25

Mas voltemos ao que é “o objetivo maior de nossas vidas: ficar magra” – segundo a Tâmara. [Sei que é um exagerozinho básico de mulher, sei que os objetivos das nossas vidas vão muito além disso, mas esse é um dos nossos, é sim.

Daí que hoje fui ao Dr. Ortopedista na cidade vizinha, aproveitando a indicação de duas titias que já estavam apaixonadas pelo Dr. bonitão. E quando falei das minhas dores e mazelas, ele praticamente ignorou meu joelho, e concentrou na “costela cervical” em C7, que está me deixando com muita dor no ombro e com os braços dormentes. Não sei se já falei aqui que fiz uma cirurgia em 1997 onde retirei uma costela cervical do lado direito da 7a. vértebra cervical (C7). Cirurgia delicada, que poderia me deixar sem sensibilidade ou movimentos do braço e da mão, mas certamente me deixaria sem dor – era a promessa. E me deixou sem dor, mas com toda sensibilidade e movimentos meio atrapalhados da mão direita, sucesso total.

Então em 1997 fiz a cirurgia do lado direito e fiquei “em observação” para ver quando seria necessário fazer a do lado esquerdo. Sim, “quando”, porque certamente seria. E eis que agora, pouco mais de 13 anos depois, a oportunidade se apresenta. As tensões emocionais dos últimos tempos devem ter acelerado o processo, mas vou eu agora fazer os exames básicos: Raio X, Ultrassonografia com Doppler e Eletroneuromiografia para ver a quantas anda minha coluna e se já é chegada a hora.

E foi nisso que o Dr. Ortopedista bonitão concentrou a consulta. E eu voltava a perguntar do joelho, e do Meloxicam que tenho tomado religiosamente há mais de um ano, todos os dias, para suportar a dor na patela (não é na “patinha”, viu, gente?). E ele, com todo tato, disse mais ou menos assim: “Ao exame clínico a Condromalácia Patelar não está tão avançada para provocar dores tão fortes. Ela deve estar se agravando por conta do peso extra… ” E fez todo um discurso sobre cuidar de mim, além de cuidar dos outros, e quando eu disse que eram tantos os problemas que eu não iria me punir com dieta, ele respondeu: “Não encare como se punir, mas como se cuidar. Cuide do seu corpo e ganhe de presente qualidade de vida, e de brinde, fique livre da dor!” E não é que ele tem razão? Vou parar de encarar a dieta como punição, e encarar o emagrecimento como prêmio, além de saúde.

Ele me recomendou acupuntura, para tentar minimizar a ansiedade e a fome decorrente dela, tentei marcar, mas só em março… tudo bem, eu espero.  Até lá vou – Yes, I can – fazer exercícios físicos. Amanhã vou levar a bike no posto pra calibrar os pneus, e vou acompanhar as caminhadas de Marido. E mês que vem, assim que mamys melhorar mais vamos as duas pra hidroginástica.

Dessa vez o Diário de uma Magra chega a um final feliz. Quem duvida?

Anúncios

  1. Se tem uma coisa que eu ODEIO é foto de Antes e Depois, particularmente do ANTES, quando sabe-se que é uma foto do antes.
    Quando olho em revista e TV fico imaginando o fotografo: “Faz um cara de quem não dormiu, não comeu, tá com dor… oh, se puder revira os olhos!”
    Tudo para a pessoa ficar mais feia do que realmente ela é, e por fim, vem a mão do fotógrafo e pega o pior ângulo da pessoa de propósito!
    ARGH!
    Ai chego aqui e Bel está com uma foto de ANTES, justamente como eu ODEIO!
    #ProntoFalei

    • Ah, mas eu até TENTEI fazer uma cara boa… veja q eu não tô olhando pra baixo e tô até sorrindinho?
      Fez diferença mesmo na autoestima, além da maquiagem, o sentimento. #prontofaleitambém

  2. Belzinha, eu já fiz um curso destes, mas sempre tive jeito pra coisa. Adoro maquiagem e já usei muito, diariamente, por conta da hotelaria. Hoje, desanimada como ando, limito-me aos indispensáveis corretivo, rimel, blush e batom.
    Sua maquiagem ficou linda e se precisar, acho que posso te ajudar com dicas sobre o uso dos pincéis.
    Menina, este médico é muito sabidinho…
    Beijo!

    • “Desanimada” e “só ” corretivo, rimel, blush e batom??? Hahahaha tenho que encarar como piada.
      Eu sempre fui SÓ de batom, e isso mesmo porque os lábios ressecam muito. Mas agora… vamos ver até onde consigo ir.

      Beijoooo

  3. Wow, que post mais completo. Já estava eu pronto pra elogiar e também rir do comentário do marido, quando… veio todo o resto. Suas divagações sobre a vaidade feminina me deram mais vontade ainda de falar sobre um assunto que não paro de pensar desde ontem. Thaks for the inspiration. E esse papo todo de cirurgia aí? Não sei se entendi bem… dá pra se livrar dela só cuidando do peso? Tomara que sim. Não gosto nada da idéia de correr risco na mesa sob a faca. Boa sorte!!! bjo

    • Ah, correr risco com a faca é mesmo algo a ser evitado, mas tem momentos em que não rola. Aí, é em frente… e enfrente!
      Nesse caso específico era só uma questão de tempo, desde a primeira vez, já se sabia que a segunda chegaria. E eu fico tranquila, o médico é the best, e minha recuperação geralmente é rápida e com uma semana eu tô nova. Então… no afraid!

      Vou lá no Madruga ver as suas divagações!

  4. Amiga…esse post estava legal, eu estava td empolgada e de repente caímos nele…o maledeto… Canho…o dubadubá…ai brochei ate com as maquiagens…

  5. Ai chego aqui e Bel está com uma foto de ANTES, justamente como eu ODEIO! [2]

    hahahah, você ficou séria na foto e ela fotografou em ângulos diferentes!

    E arrisco dizer que a configuração da câmera também foi alterada, ou seu colo também foi maqueado? pois nota-se uma diferença no colo também.

    Mas tem razão quando diz que mexe com a auto estima mesmo.

    • Hahahaha
      Sim, o colo tb foi maquiado. Se ampliar as fotos vc vai ver que o corretivo escondeu umas pintinhas vermelhas e tipo uma irritação que estava no colo.
      A configuração da câmera não, tava tudo no automático. Quanto aos ângulos… a culpa não foi minha, né? E ela não é fotógrafaaaa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s