Vou-me embora pra Pasárgada

(Adaptação livre do poema de Manuel Bandeira)

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei.
Lá tenho o amor que eu quero
Na cama que escolherei.
Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada,
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei cavalo brabo
Subirei lindas colinas,
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na rede que Jady me deu,
Ligo na Sky MPB
Pra me cantar as cantigas
Que no tempo de eu menina
Já vinham me cantar.

Vou-me embora pra Pasárgada.
Em Pasárgada tem tudo,
É outra civilização.
Tem um processo seguro
De impedir a devastação.
Tem celular e wi-fi,
Tem internet à vontade.
Tem Marido com tempo bastante
Para a gente namorar.

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei o amor que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Carnaval 2011 Sony 046Como podem ver, Pasárgada (que eu sempre li e falei “PaSSárgada”), existe, sim. Fica na Ilha de Itaparica, pertinho do lugar em que passamos o carnaval, Marido tirou a foto quando passamos pela porta. Ainda não fui pra lá, mas um dia eu vou. E que seja logo, lá não tem dissertação, orientador, acupuntura nem pilates, porque~tamb´pem não tem doença nem ninguém precisa de mestrado.

  1. Como eu disse: mutatis mutandis…
    …O Paraíso é um sonhável idiossincrático.
    Mantiveste, porém, atividades deveras perigosas:
    ”E como farei ginástica
    Andarei de bicicleta
    “Montarei cavalo brabo”
    gúdi lúqui
    ………………………………….
    Vez em quando, tenho o prazer de ouvir na Rádio MEC o próprio Manuel Bandeira recitando o poema.
    Jucemir

  2. Pingback: Sessão de vídeo «

Deixe um comentário

