Suave Veneno

Foi a música que faltou no show de Nana Caymmi ontem. A única que eu desejei e não veio, pois o repertório foi simplesmente perfeito, nem dá pra reclamar.

Depois de muitos planos, de uma espera ansiosa e de uma porção de frustrações, fomos ao Centro de Convenções de Ilhéus, ouvir aquela voz que sabe ser controlada, saindo um fiapinho no tempo da delicadeza e também sabe ser potente, cheia e vibrante quando quer extrapolar todos os limites.

Fazendo uma crítica superficial, diria que o show foi PERFEITO, só faltando ela “conversar” mais um pouquinho… mas depois de Chico que só disse “Boa Noite” e “Obrigado, Salvador!”… ela até falou demais. Bem humorada, emocionada e emocionante, Nana só não me fez chorar porque não sou disso.

Exemplo de um show bem cuidado e planejado, onde a seleção das músicas sublimemente tocadas por uma mini-banda [que incluía o baixista Jorge Helder, que toca com Chico – veja vídeo no final] foi-se encadeando delicadamente até chegar ao ponto do público aplaudir de pé, entendendo o final do show, ainda que ela não tivesse avisado que era a última música. É claro que eu tentei me enganar, comentando que foi o povo levantar que fez ela acabar mais cedo… Smiley piscando

[Completamente diferente de um outro show naquele mesmo local, não sei se vocês lembram dos meus comentários aqui, e da repercussão que teve até com a própria cantora.]

Começou com um bloco de músicas do pai, carinhosamente referenciado como “o conterrâneo de vocês” e Syd Fieldianamente terminando com “Suíte do Pescador” (Minha jangada vai sair pro mar…) e “Resposta ao Tempo”.

Entre dois baluartes da apreciação de música popular brasileira, Marido e Dinah, eu babei tudo o que pude! Nem levei câmera, pois tinha decidido que seria “apenas” espectadora do show. E valeu demais!!!  Dinah anotou todo o repertório, e deve escrever sobre o assunto também.

A foto abaixo, de Cid Póvoas, traduz a emoção da mulher que poderia [e até quer] estar quieta em casa, mas ainda se propôs fazer um tour pelo Norte e Nordeste, segundo a própria, por lugares onde ela não vai passar mais, pois já vai se aposentar. Quando o público chiou ao ouví-la dizer isso, ela sai com essa: “Merda, você não quer se aposentar??? Eu também quero!!!”

Captura de tela inteira 10072011 095518.bmp

Não, Nana. Eu é que agradeço!

[Veja mais fotos no Álbum de Cid no Facebook.]

Agora, voltando a Jorge Helder, eu fiquei emocionada quando assisti no DVD Desconstrução  a cena em que Chico apresenta ao compositor, em primeira mão, a letra de sua música Bolero Blues. Aí penso que cheguei a vê-lo de novo, ao vivo… Wow! A mini-banda, com violão, baixo, bateria e piano deu mais do que um show. Nana errou letra, errou tom, e os acompanhantes fizeram exatamente o que devem fazer: facilitaram a vida dela, acompanharam, deram suporte para que ela cantasse. Tudo mereceu aplauso nesse evento.  Até os “erros” dela, assumidos com tanta naturalidade, que deixaram de ser erros. Escandalosamente delicado.

  1. Putz, sou louco pra ver essa moça cantar ao vivo. Mas acho que nossos planos são muito diferentes e vão me impedir de ter esse prazer. Ainda bem que vc foi feliz com ela e dividiu aqui com a gente…
    bjos

Deixe um comentário

