Troféu Pipoca

É meio que uma tradição aqui no blog eu dar o Troféu Pipoca em suas três categorias aos filmes que assisto, mas é uma tradição que foi esquecida e agora está sendo retomada. Em 2011 consegui anotar em tempo real os filmes que assisti, então posso entregar o Troféu Pipoca bem consciente. Foram 39 filmes concorrendo, o que indica que minha vida de cinéfila não foi tão bem sucedida assim, nem a média de um filme por semana eu consegui. [Tenho mais de 20 no computador pra assistir,  mais 2 que ganhei de presente recentemente, mas cadê tempo/disposição? ] Bom, sempre posso ter assistido algum e não registrado, mas agora não tem mais jeito, não vou lembrar mesmo.

Vamos à lista dos indicados (que são todos os que assisti), com as observações entre parênteses, indicando onde e com quem, e alguma coisa que marcou, escritas logo depois de ter assistido.:

  1. Uma noite em 67 (DVD, com Marido)
  2. Divã (Globo, sozinha)
  3. A casa da Mãe Joana (Globo, com Marido – TOSCO!)
  4. Marido e… Larry (Sky, sozinha)
  5. Quem vai ficar com Mary? (DVD, sozinha)
  6. Incontrolável (Sta Clara, com Marido)
  7. Sex and the City, o filme (DVD, sozinha)
  8. Wilson Simonal – Ninguém sabe o duro que eu dei (DVD, com Marido)
  9. Tara Road (DVD, com Flávia)
  10. O Turista (Sta Clara, com Flávia)
  11. O Segredo de seus olhos (DVD, Sozinha)
  12. Frida (DVD, sozinha – reprise)
  13. Rio (Sta Clara, 2 vezes: com Liane e Luisa, com Marido)
  14. Coco Chanel (Sky, sozinha)
  15. A Rede Social (ppv Sky, com Marido)
  16. Maratona Brothers & Sisters 5ª temporada (Sky, sozinha)
  17. Coração Vagabundo (3 vezes: 2 vezes DVD, sozinha, uma vez com Marido)
  18. Código de Conduta (globo, sozinha)
  19. O Discurso do Rei (PC na TV, com Marido)
  20. Cisne Negro (PC na TV, com Marido)
  21. Dia Voa (Online, com Dinah)
  22. VIPs (Santa Clara, com Marido) – Odiei
  23. Ágora (Alexandria) DVD, com Dinah. Perfeito!
  24. Legalmente Loira 2 (Sky, sozinha)
  25. E agora, meu amor? (Sky, sozinha)
  26. Quando o amor acontece (Globo, sozinha)
  27. Cilada.com (Santa Clara, com Dinah e Liane – ri horrores!)
  28. Assalto ao Banco Central (Santa Clara, com Liane)
  29. Planeta dos Macacos – A Origem (Santa Clara, com Marido – fazia tempo que não gostava tanto de um filme assim!)
  30. Um plano brilhante (globo, sozinha)
  31. Poder além da vida (DVD com Dinah)
  32. Stand by me (DVD com Dinah)
  33. Mr. Nobody (DVD, com Dinah)
  34. Poucas Cinzas (DVD, com Dinah)
  35. Capitães da areia (Salvador Shopping, com Dinah)
  36. Bahêa minha vida (Iguatemi, sozinha)
  37. Amizade Colorida (Santa Clara, com Marido)
  38. Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano (Santa Clara, com Marido e Dinah)
  39. O Palhaço (Santa Clara, com Marido)

As categorias, para quem não sabe, são:

Pipoca Quentinha = Filmes que eu assistiria novamente, que gostei muito incluindo especialmente minhas observações de roteiro,  fotografia e trilha sonora, que são a minha praia.

Pipoca Mofada = Filmes que não gostei, e que, como diz a Muri, “não valei o olho que gastei assistindo!”

Pipoca Derramada = São os filmes que desejei assistir e não consegui, por motivos alheios à minha vontade. Esses, obviamente, não constam da lista acima.

E estou criando agora uma categoria nova, o Pipoca Cantante, para filmes que são musicais ou documentários sobre música.

Então, The Hot PopCorn goes to…

1. Bahêa minha vida – Documentário que comentei aqui, e que me transformou em torcedora do Bhaêa, já que a emoção foi demais, e o Colo-colo praticamente não existe mais.

2. Ágora – Histórico, sobre a destruição da biblioteca de Alexandria, que me faz ter vergonha alheia de alguns cristãos da época [e de alguns cristãos atuais também…].

3. Planeta dos Macacos, a Origem – Só vale pra quem assistiu o filme original e também a série, no século passado. Muito bem pensado, o tipo de “continuação” que saiu melhor que o original, na minha humilde opinião.

4. Cilada.com – Bem bestinha, mas muito bem construído, cheio de referências à tecnologia da vida atual, me fez rir como há muito tempo não ria num filme!

5. Amizade Colorida – Pra não deixar de fora um filme que me fez sonhar em conhecer New York… (respirando fndo quando pensei no visto).

Pipoca Mofada vai para:

1. VIPs. Nem lembro sobre o que era, mas se escrevi “odiei” quando assisti, é porque odiei mesmo.

2. A casa da Mãe Joana – Nacional, mal feito em TODOS os aspectos. Argh!

3.  E agora, meu amor? – Errr… e agora, meu amor, que perdi tempo assistindo um filme sem pé nem cabeça???

4. A Rede Social – Sobre o Facebook. Não sei se não gostei do filme ou da exposição da história [real] da criação do FB. Fiquei com nojo do dito cujo, e até cogitei em apagar meu perfil, de tanto que fiquei indignada. Mas… terminei aceitando que ele pode ser benéfico, se eu souber usá-lo.

5. Poder além da vida. Foi tão ruim que nem lembro. Acho que dormi pelo meio.

Pipoca Cantante:

1. Uma Noite em 67 – Sobre o Festival de Música da TV Record, com cenas originais e comentários dos participantes hoje. Muuuuuuito bom, já dei de presente, já copiei, já emprestei… e assisti seiláquantasvezes.

2. Wilson Simonal – Ninguém sabe o duro que eu dei – Confesso que conhecia pouco sobre a história de vida do Homem Simonal. E foi uma lição e tanto sobre respeito, compreensão e julgamento.

3. Coração Vagabundo – Caetano. Uma delícia!!! Nem sei como ele veio parar nas minhas mãos, é uma cópia, acho que Marido, fã incondicional de Caê, trouxe do trabalho. Super recomendo.

4. Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano. Com um título pessimamente escolhido, que lembra os famigerados “Filhos de Francisco” e com um subtítulo que dá uma luz ao assunto real, mas não é divulgado, o filme é um documentário sobre Os Novos Baianos. Muito legal, com cenas originais e depoimentos atuais. Incompleto, pois Baby Consuelo do Brasil deu o depoimento depois voltou atrás e não permitiu a divulgação das imagens, mas ainda assim, muito bom de se ver. Constatação: O mundo sem regras, ideal para eles, ruiu porque “não ter regras” virou uma regra e aí eles não tiveram estrutura pra segurar. Quem puder, assista, vale tudo.

5. Dia Voa – Making Of do CD novo de Chico-meu-amor, não é tão bom enquanto filme, mas é bom poder vê-lo mais relaxado, rindo, gaguejando e falando sobre a vida e o amor. Smiley piscando. O título pode não estar bem claro, veja a letra de Essa pequena e entenda.

[Os outros foram filmes que assisti, gostei, mas não merecem grande referência. Nem muito bons nem muito ruins… Mas os arrependimentos foram somente para os vencedores do Pipoca Mofada.]

Pipoca Derramada:

1. A pele em que habito, de Almodovar.

2. Melancolia.

3. Noite de Ano Novo.

4. Meia-noite em Paris

5. Os Nomes do Amor

Assim se encerra a nossa festa de premiação, com o desejo de que em 2012 duas listas cresçam e duas diminuam, deduzam quais.

Anúncios

  1. Pô! Bel.
    Filme pra mim é coisa séria: pipoca é sacrilégio e heresia.
    Já tô te vendo aboletada no sofá, pés no almofadão em cima da mesinha de sala, Elma Chips sabor queijo, pizza de aratu [Ai!que saudade das iguarias dessa minhanossa cidade.], uma coca de 2 litros, Mão de Veludo fazendo cafuné, toda feita Elisabeth Taylor fazendo Cleópatra, e aquele horror de gente morrendo na Batalha de Argel…
    Criatura insensível.
    Mais respeito com a Sétima Arte.
    Jucemir, o cinéfilo.

  2. Amanheci cantando para você:”Como vai você??? Eu preciso saber da sua vida…peço a alguém pra me contar sobre o seu dia…etc”
    Mas, diante do exposto já parei de cantar…Parabéns pela memória!!!

    • 1. A “memória” foi um arquivo no word chamado “Filmes de 2011”, atualizado em tempo real, conforme fui assisti ndo.
      2. Eu estava pensando em te ligar exatamente agora! Vou ligar!!!
      3. Quem chega de viagem é que tem que dar notícia, né? Humpf.
      Bjooooo

  3. DDA, os filmes que assisti com vc foram tão ridículos que eu nem lembrava mais. Até seria capaz de locá-los novamente

  4. a georgia falou do seu blog e vim aqui ver. no meu eu falo da minha vida cultural, então acaba sendo uma lista do q vi tb. divã eu vi no cinema com a minha mãe, gostamos bastante.a pele em q hábito quero muito ver, ainda está em cartaz nos cinemas por aqui, quem sabe em janeiro. o palhaço está entre os melhores filmes que já vi na vida. li q cilada.com terá continuação. eu não vi, devo ver qd chegar na tv a cabo. eu gostei da casa da mãe joana, ary fontoura dá um show. eu amei frida, não lembro q ano q vi. eu vi com minha mãe o discurso do rei em janeiro passado nos cinemas. está entre os melhores filmes de 2011. odiei cisne negro, q equívoco. no projeta brasil onde o cinema custa 2 reais eu vi o maravilhoso capitães de areia. q filme lindo e bem realizado. beijos, pedrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s